No interior do Ceará há uma pequena cidade chamada Tamboril (cerca de 25.451 habitantes). Nesta região – onde o sol escaldante é sempre presente – foi onde visitamos a pequena comunidade chamada Brutos

A Brutos é uma comunidade quilombola¹ formada por cerca de 76 famílias² que se estabeleceram em Tamboril às margens de uma rodovia.

Foto da Comunidade Quilombola Brutos em Tamboril – CE

Nesta comunidade, o pastor Cícero Maia – coordenador regional da Every Home no Ceará – atendendo ao chamado da Grande Comissão, evangelizou e plantou a Igreja Cristã Evangélica em Brutos à qual a Every Home e Liga Bíblica Brasil têm servido com os materiais do Trilha de Alcance.

O irmão Antônio – um presbítero de uma igreja local da região de Tamboril e também semeador da Every Home – tem apoiado a congregação e nos recebeu de forma singular, providenciando nosso acesso à comunidade. Ele morava na comunidade de Brutos, e a partir do seu sonho de alcançar sua família com o Evangelho, facilitou a entrada do pastor Cícero na comunidade.

Na foto, o irmão Antônio, cooperador do ministério na comunidade quilombola e semeador da Every Home Brasil.

Tivemos a grata oportunidade de nos reunir com a congregação de Brutos a fim de conhecermos mais de perto a realidade dos irmãos nativos da região.

Ficamos entusiasmados com a boa receptividade presente em sorrisos e abraços amistosos que recebemos, mas sobretudo, com os testemunhos encorajadores que ouvimos dos queridos irmãos da comunidade quilombola. 

Alguns dentre eles nos relataram como o material de discipulado do Trilha de Alcance foi uma grande ferramenta em suas conversões – um destes testemunhos foi o de Maria José – a irmã Mazé – que foi evangelizada por um membro da comunidade utilizando o material ABoas Novas Segundo João – material da Liga Bíblica disponível dentro do Trilha de Alcance. Ela respondeu ao Evangelho em lágrimas, afirmando que não pôde contê-las pelo sentimento da presença de Deus em sua vida. A partir deste momento tão especial, Mazé continuou crescendo no conhecimento de Cristo por meio de encontros de discipulado utilizando o material As Boas Novas Segundo João.

A irmã relatou como sua vida tem sido diferente desde então, e os frutos de sua conversão se tornaram evidentes no trato com seu filho e em seus relacionamentos. Nos disse ainda que falta apenas uma lição do material para que seu marido também terminasse o discipulado, e juntamente com sua congregação, têm orado por sua conversão.

O irmão Evanildo foi quem discipulou a Mazé. Como um discipulador, ele também relatou seu testemunho dizendo como conheceu a Mazé convidando-a juntamente com seu marido para estudarem o material do Trilha de Alcance sempre às quintas-feiras.

Primeiramente, mencionou como o material serviu a ele próprio, pois enquanto estudava para discipular, ele mesmo estava aprendendo mais sobre Cristo, sobre quem Ele é, e sobre seu sacrifício.

Durante o discipulado com a Mazé, nosso irmão pôde testemunhar sua transformação.

 

[…] “ A partir da segunda lição ela (Mazé) começou a perceber (que precisava de Cristo)”, afirmou o irmão Evanildo sobre a experiência do discipulado.

[…] “E também isso me deixou alegre porque também foi a primeira pessoa que eu estava discipulando na minha comunidade. Eu nunca tinha discipulado”, ainda disse o irmão com alegria, afirmando que este fato motivou também sua esposa e comunidade.

Na foto, a irmã Mazé conversa com a nossa equipe.

Na foto, o irmão Evanildo conta sua experiência de discipular a partir dos materiais da Every Home e Liga Bíblica.

Tivemos um tempo de conversas com todos os irmãos da igreja. Cada irmão e irmã que testemunhava era um encorajamento à continuarmos levando capacitação e recursos a todas as igrejas do nosso país.

¹  Os quilombolas são povos que descendem dos Quilombos; comunidades formadas por escravos que fugiram da escravidão no período em que o Brasil ainda era escravagista.

² Fonte: Comissão Pró-Índio de São Paulo. Disponível em <https://cpisp.org.br/brutus/>. Acesso em: 03 de ago. de 2022.

A verdade e o amor de Jesus são a esperança do mundo

A Every Home for Christ está inspirando e equipando cristãos locais para compartilharem do evangelho utilizando quaisquer métodos e abordagens que façam sentido em seus respectivos contextos através da oração, discipulado e evangelismo. 

Siga nossas redes sociais para se manter conectado conosco e participar dos projetos de alcance de nossa nação com o Evangelho.

A Every Home for Christ é membro da AMTB e realiza práticas administrativas/financeiras conforme a ECFA (USA).