Como evangelizar e falar de Jesus para as pessoas

Você já se perguntou qual é a melhor forma de evangelizar alguém?

Por vezes não conseguimos encontrar um método de evangelismo eficiente por conta da timidez, do medo ou então por falta de incentivo. Mas a boa notícia é que evangelizar é uma tarefa simples.

A verdade é que Deus pode fazer uso de diversas ferramentas para alcançar vidas, porém existem estratégias que podem ser muito importantes quando vamos falar de Jesus para as pessoas. Uma dessas estratégias é o método de evangelismo relacional.

Evangelismo relacional é um método que consiste em evangelizar alguém através de um relacionamento amigável que podemos desenvolver com uma pessoa.

Em uma pesquisa feita há alguns anos pelo Instituto Alvo, vemos que 52% das pessoas que chegaram a Jesus, fizeram isso por meio de pessoas próximas – sejam amigos ou familiares.

No decorrer deste texto, veremos que a própria Bíblia nos aponta exemplos para colocarmos em prática o evangelismo relacional. Acompanhe daqui em diante, com base no texto de Atos 8:26-40, alguns passos simples e eficazes para você evangelizar uma pessoa com base no método de evangelismo relacional.

Passo 1 – Aproximar

O primeiro passo consiste em você se aproximar das pessoas.

Repare na orientação do Espírito a Filipe.

Então o Espírito disse a Filipe:

— Vá até aquela carruagem e fique perto dela. (Atos 8:29)

A intenção desta ordem é justamente criar uma aproximação entre Filipe e o Etíope que estava na carruagem citada. A partir desta aproximação, o Etíope iria passar a dar mais abertura para que Filipe compartilhasse o Evangelho.

Hoje, quando você quer evangelizar alguém, qual é a sua primeira ação?

Sua primeira ação deve ser se aproximar das pessoas de forma que elas se sintam confortáveis para se relacionar e conversar. Mostre que você não oferece nenhum tipo de risco ou condenação, mas sim um bom bate-papo que consequentemente irá levar a uma mensagem de esperança.

Passo 2 – Ouvir

O segundo passo que devemos dar, é o de ouvir as pessoas.

Se seguirmos observando o texto, veremos que Filipe estava atento ao que o Etíope estava dizendo.

Filipe correu para perto da carruagem e ouviu o eunuco lendo o livro do profeta Isaías, e então disse:

— O senhor realmente entende o que está lendo? (Atos 8:30)

Às vezes em uma ação evangelística, nós começamos de imediato a expor nossa convicção a respeito da fé e questionar se as pessoas desejam aceitar a Jesus. Mas na verdade é muito importante que possamos escutar o que as pessoas têm a dizer, como em qualquer outra conversa.

Ouvir as pessoas é abrir portas para o diálogo e para o relacionamento.

Passo 3 – Fazer perguntas

O terceiro passo é muito importante: fazer perguntas exploratórias.

Se olharmos ainda para o mesmo versículo, veremos que Filipe após ouvir o Etíope, faz uma pergunta estratégica, que irá dar início a uma conversa evangelística.

Filipe correu para perto da carruagem e ouviu o eunuco lendo o livro do profeta Isaías, e então disse:

— O senhor realmente entende o que está lendo? (Atos 8:30)

Fazer as perguntas certas nos possibilita compreender as pessoas de maneira mais profunda, e quanto mais conhecemos alguém a partir destas perguntas, mais eficaz será o nosso relacionamento e consequentemente será mais fácil falar de Jesus.

Fazer as perguntas certas é uma ótima oportunidade para começar a inserir o Evangelho na conversa.

Passo 4 – Falar de Jesus

Após se aproximar, escutar e fazer perguntas exploratórias, partimos então para o quarto e último passo.

Continuando no texto de Atos, indo para próximo do fim do capítulo, vemos que finalmente Filipe anuncia o Evangelho ao Etíope, após ter compreendido as dúvidas que ele, Etíope, tinha a respeito da passagem do profeta Isaías.

Então Filipe anunciou as Boas Novas a respeito de Jesus, começando pela explicação desta passagem da Escritura. (Atos 8:35)

O quarto passo é exatamente anunciar Jesus, e apesar de parecer simples, na prática muitos cristãos não entendem isso, pois ao invés de falarem de Cristo, acabam focando em expor o cronograma de sua igreja local, enfatizam uma mudança de comportamento ou até delegam a tarefa de evangelizar para outro cristão.

Devemos ter em mente que o ápice de todos os passos que apresentamos, é justamente compartilhar a respeito da pessoa de Jesus, pois é a partir Dele que as pessoas serão transformadas. Então fale do amor e do sacrifício de Cristo para as pessoas!

Quando seguimos esses 4 passos, finalmente estamos prontos para desenvolver um relacionamento evangelístico com qualquer pessoa.

[Bônus] Ferramentas extras

Além desses 4 passos existem outras ferramentas práticas que irão te auxiliar e aprofundar o seu entendimento a respeito do evangelismo. A Every Home promove treinamentos de oração, evangelismo e discipulado, onde capacitamos e abastecemos os cristãos com recursos que irão ajudá-los a falar de Jesus para as pessoas. Esses treinamentos fazem parte da iniciativa Trilha de Alcance, onde você pode envolver a sua igreja na missão de anunciar o Evangelho.

O melhor de tudo é que é DE GRAÇA! 

Está interessado? Clique aqui e participe da Trilha de Alcance!